como fazer um planejamento logístico

Planejamento Logístico: 5 dicas para o final de ano

As festas de final de ano são sempre momentos esperados tanto por clientes quanto por varejistas – e desde o surgimento da Black Friday, toda essa expectativa começa ainda mais cedo. Porém, para as lojas que não se preparam corretamente, a época também pode significar frustrações e até prejuízos.

É verdade que há sim um aumento na busca dos consumidores. Mas, um crescimento na procura não é sinônimo de vendas. Se o seu planejamento logístico não estiver condizente com o momento, a única coisa que acontecerá é você olhar o seu concorrente faturar mais.

Para evitar que você não caia nessa armadilha e consiga impulsionar os números da sua loja, a seguir, apresentaremos 5 ótimas dicas para a criação de um planejamento logístico para o final do ano. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

1. Crie um planejamento logístico completo

Antes de começar qualquer venda, é preciso garantir um planejamento logístico adequado para a época. Ou seja, você precisa levantar o histórico de datas anteriores e analisar quais pontos precisam ser melhorados.

A partir desta análise você saberá o que funcionou como o esperado e o que não funcionou, bem como os números de faturamento alcançados por sua empresa.

Em seguida deve ser seguido um checklist de cada item. Por exemplo, se os problemas anteriores se concentraram na falta de produtos, este ano você deve investir em um volume maior e com negociações prévias.

Se o problema foi no atendimento ou na comunicação, invista na preparação dos funcionários. Se os contratempos ficaram por conta de entregas aquém do esperado, conte com uma transportadora capacitada. E assim por diante.

2. Prepare o estoque para o final do ano

O estoque é um ponto crucial de qualquer planejamento logístico, em qualquer época. Mas, quando falamos de final de ano, ele tem um peso maior. Afinal, o melhor período para o varejo é curto e demanda o mínimo de erro.

Então, utilizando o histórico levantado, você precisa preparar o estoque com antecedência. Analise os números, faça a média do quanto vendeu e o que foi perdido em razão de um estoque defeituoso.

Busque também por dados da disponibilidade de produtos, veja quais itens apresentaram maior defasagem justamente no final do ano e se adiante nas negociações.

Mas, lembre-se: o seu estoque deve corresponder à demanda da época, mas também à demanda regular dos outros clientes.

3. Invista no aperfeiçoamento dos funcionários

Uma das armadilhas que muitos varejistas caem durante as festas de final é acreditar que o crescimento das vendas acontecerá por “mágica”. A maior parte até se preocupa com fatores como estoque e prazo, mas acabam se esquecendo de uma parte essencial: os colaboradores.

Imagine uma equipe logística que trabalha dentro de um determinado ritmo durante 11 meses do ano e, de repente, precisa duplicar esse mesmo ritmo no último mês? Sem um aperfeiçoamento técnico, dificilmente as coisas sairão como espero.

Por isso, inclua no seu planejamento logístico de final de ano o investimento em treinamento e capacitação da equipe. Os seus colaboradores precisam ser os primeiros a corresponder ao aumento da demanda.

4. Mantenha um controle de rotina completo

Como dito, as festas de final de ano contemplam um período curto, por isso é preciso que o trabalho aconteça sem erros. E para garantir, nada melhor do que melhorar o controle da rotina de trabalho.

Além de manter uma visão holística de toda operação logística, um controle mais próximo permite que você tome as melhores decisões em momentos de imprevistos.

Por exemplo, digamos que um colaborador importante se ausente em um dia primordial para as vendas ou entregas. Neste caso, você não só será capaz de substituir o funcionário de imediato, como também evitará ou minimizará qualquer efeito colateral da sua ausência.

5. Conte com uma transportadora especializada

Uma das maiores reclamações dos clientes durante as compras do final do ano é justamente a demora ou a dificuldade para receber as mercadorias adquiridas.

Isso acontece, pois: ou a logística interna da empresa não é capacitada para esse tipo de fluxo, ou a parceira contratada não tem expertise em planejamentos logísticos para festas de final de ano.

Em ambos os casos, o melhor caminho é você se adiantar e buscar uma transportadora especializada. Ou seja, uma parceira que tenha know how e experiência com entregas durante períodos de maior demanda.

Enfim, com um bom planejamento logístico e o apoio de parceiros capacitados, a tendência é que a sua empresa consiga corresponder ou superar a expectativa dos consumidores em termos de atendimento, diversidade de produtos e entrega no final de ano. Um cenário perfeito para crescer e se destacar perante a concorrência.

Conte com a RDR e garanta um planejamento logístico de sucesso neste final de ano.