setembro amarelo saude mental no trabalho

Setembro Amarelo: Cuide da Saúde Mental no Trabalho

O Setembro Amarelo está chegando, mês de prevenção ao suicídio e dedicado à conscientização sobre a saúde mental. Um momento importante para gestores e empresários discutirem como a parte psicológica afeta a produtividade dos profissionais e qual a melhor maneira de cuidar da saúde mental de suas equipes.

O fato é que, o equilíbrio mental é um componente importante da saúde geral de qualquer pessoa. E não apenas para a de vida social, mas também para a produtividade no trabalho. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), por exemplo, a depressão é a principal causa de incapacidade nas empresas em todo o mundo.

Porém, mesmo com esse quadro alarmante, pouco se fala de como essas doenças ligadas ao lado psicológico precisam ser priorizadas por empresas e profissionais autônomos.

Para você entender melhor esse cenário, bem como a importância do Setembro Amarelo para a sua empresa, preparamos este artigo completo sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

A importância do Setembro Amarelo para a sua equipe logística e empresa em geral

Para mostrar a relevância do Setembro Amarelo para o mundo corporativo, comecemos com o estudo feito pela Associação Americana de Psicologia (APA), que apontou que quase metade dos funcionários nas Américas relatam que a saúde mental influencia negativamente no seu desempenho no trabalho.

Ainda segundo o estudo da APA, os problemas de saúde mental mais comuns nas empresas incluem estresse, ansiedade, depressão e dificuldades de relacionamento.

Infelizmente, muitas vezes esses problemas são ignorados pela gestão. Além disso, os funcionários que enfrentam problemas de saúde mental geralmente não falam sobre isso, pois têm medo de serem julgados ou de serem classificados como “problemáticos”.

Nesse sentido, como gestor, você deve estar atento aos sinais de saúde mental dos membros da sua equipe. Por exemplo, profissionais que estão estressados, ansiosos ou deprimidos tendem a apresentar sinais como:

  • problemas de concentração;
  • problemas de alimentação;
  • sentimento de isolamento;
  • baixa produtividade;
  • problemas de sono;
  • falta de motivação;
  • baixa autoestima;
  • irritabilidade;
  • absenteísmo;
  • ansiedade.

Benefícios de aproveitar o Setembro Amarelo para cuidar da saúde mental dos funcionários da sua empresa

Para a OMS, a saúde mental é um estado de completo bem-estar físico, psicológico e social e não apenas a ausência de doença. A partir dessa definição já é possível perceber a importância de garantir uma boa saúde mental dos funcionários da sua empresa.

Cuidar da parte psicológica deles é assegurar um bom desempenho da equipe e, consequentemente do seu negócio. Afinal, quando os colaboradores estão bem, fisicamente e mentalmente, tendem a apresentar menos absenteísmo, menos turnover, bem como maior produtividade e qualidade de vida. Portanto, é essencial investir nesse cuidado.

Abaixo, estão alguns benefícios que você terá ao aproveitar o Setembro Amarelo para investir nos cuidados da saúde mental dos seus colaboradores.

Menor absenteísmo

Como vimos, a falta de disposição é um dos sistemas de baixa saúde psicológica. Assim, ao utilizar o Setembro Amarelo para trabalhar essa dificuldade, a tendência é que você tenha uma equipe com mais disposição e menor taxa de absenteísmo.

Menos estresse

O equilíbrio mental também reflete diretamente no nível de estresse da sua equipe. Com um cuidado mais apurado nesse sentido, é possível fazer com que todos os colaboradores se mantenham menos estressados, ainda que a rotina de trabalho seja intensa.

Maior produtividade

Logicamente, com menor estresse e cansaço mental, a tendência é que a sua equipe seja mais produtiva. Mas não só em quantidade, mas também em eficiência prática.

Menos turnover

Outro benefício do cuidado da saúde mental no Setembro Amarelo é a redução do turnover. É algo simples: quando há um ambiente saudável para todos trabalharem, os colaboradores se sentem mais à vontade para continuar na empresa por muito mais tempo.

Maior qualidade de vida

A qualidade de vida é outra consequência direto da equilíbrio mental. Afinal, quando os colaboradores estão saudáveis nesse sentido, toda rotina é impactada, tanto dentro quanto fora da empresa.

Por todas essas razões, como gestor, você deve oferecer apoio aos funcionários que estão enfrentando problemas de saúde mental. Junto com o RH, é interessante desenvolver programas de comunicação, apoio psicológico e emocional.

Enfim, embora o assunto deva ser trabalhado durante todo o ano, o Setembro Amarelo é uma oportunidade para todas as empresas que acabam deixando a questão da saúde mental de lado desenvolverem ações eficientes e cuidarem de suas equipes de maneira completa. Até porque, como vimos, profissionais saudáveis fisicamente e mentalmente são muito mais produtivos no dia a dia.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba como se destacar sendo um profissional de logística.