
Supply Chain e Logística: Conheça as diferenças
Embora em outros países haja um entendimento correto sobre os conceitos e as aplicações desses processos, aqui no Brasil ainda há certa confusão quando se fala de logística e supply chain, com alguns profissionais misturando os dois conceitos.
Para alguns, isso pode até parecer apenas um detalhe. Mas, a verdade é que, ao não entender corretamente os conceitos, você pode tomar decisões equivocadas e comprometer a eficiência e os resultados de uma operação. Sem falar nos custos que tais erros podem acarretar.
Mas então, quais os conceitos de logística e de supply chain? E quais as diferenças entre eles? Para acabar com qualquer dúvida, confira o nosso artigo completo sobre o assunto.
Boa leitura!
Qual o conceito de supply chain?
Supply Chain (ou Cadeia de Suprimentos, em tradução livre) é focada no ciclo de vida completo de uma mercadoria, desde a aquisição de matéria-prima, passando pela produção, até a distribuição final ao consumidor.
Na sua operação, o supply chain engloba diversos players, por exemplo:
- consumidores;
- distribuidores;
- fornecedores;
- fabricantes;
- varejistas.
O principal objetivo da cadeia de suprimentos é garantir que o ciclo produtivo aconteça de maneira eficiente e ao menor custo possível, interligando processos, agentes e planos.
Qual o conceito de logística?
A logística, por sua vez, é o processo de planejamento e execução de movimentação de uma mercadoria, garantindo o deslocamento do ponto de origem até o ponto de entrega com máxima eficiência e dentro dos prazos estabelecidos.
Na logística, etapas como armazenamento e transporte são essenciais e detalhadamente estudadas a fim de assegurar o sucesso operacional e atender os critérios estabelecidos pelo cliente.
Como envolve muitos processos práticos, que demandam equipamentos e grande mão de obra, é comum que muitas empresas varejistas e fabricantes optem pela terceirização da logística, deixando o processo para transportadoras que se especializam na prestação do serviço.
Quais as diferenças entre logística e supply chain?
A definição dos conceitos é uma forma inicial para entender a diferença entre as modalidades de negócio, mas é necessário se aprofundar um pouco mais para acabar de vez com as dúvidas.
De maneira direta, as diferenças entre logística e supply chain se concentram em dois pontos: Execução e Relacionamento. Vamos entender.
Estudo x Execução
Como explicado, a cadeia de suprimentos abrange a supervisão de toda vida produtiva de uma mercadoria. Esse trabalho exige um esforço muito mais teórico, focado em estudo e extração de informações a fim de criar planejamentos que assegurem o nivelamento de toda a cadeia. É preciso que o gestor apresente uma visão holística.
Por sua vez, a logística é muito mais prática. O trabalho é focado na execução do planejamento criado, garantindo que a movimentação da mercadoria aconteça como o esperado.
No entanto, isso não significa que a parte logística aja de maneira aleatória, sem nenhum tipo de estudo ou plano. Muito pelo contrário. O cerne da logística é justamente um planejamento prévio e uma prática bem sucedida.
Relacionamento intraempresarial x Relacionamento interempresarial
Outro ponto de diferença que fica claro quando estudamos os dois conceitos é o tipo de relacionamento demandado por cada metodologia.
A cadeia de suprimentos envolve inúmeros players externos dentro da sua supervisão, exigindo um relacionamento inter empresarial, ou seja, com outras empresas. Assim, em um curto espaço de tempo o gestor de supply chain precisa se relacionar com muitas outras instituições.
Com a logística a abrangência não é tão grande. O gestor logístico trabalha mais com a integração de equipes internas, tanto do seu próprio setor quanto de outros departamentos como Financeiro e Compras. Assim, o relacionamento é muito mais intraempresarial (dentro da empresa).
Mas, é sempre importante deixar claro que há também relacionamentos com players externos, como distribuidores e fornecedores.
Como as duas modalidades se integram?
Existem sim diferenças entre logística e supply chain, mas a verdade é que as duas se integram o tempo todo. O trabalho de uma impacta diretamente no planejamento da outra, em uma relação complementar.
Por exemplo, a cadeia de suprimentos planeja etapas que são executadas diretamente pela logística, como o armazenamento e o transporte. E mesmo quando a logística é terceirizada, a supervisão do supply chain facilita o sincronismo operacional.
Enfim, com processos de distribuição e gerenciamento de equipes bem realizados pela logística e o controle de ciclo desenvolvido pela supply chain, a tendência é que a sua empresa alcance resultados cada vez mais positivos e entregue serviços que atendam por completo as expectativas dos clientes.
Entendeu agora a diferença entre logística e supply chain? Continue no nosso blog e confira agora a importância da integração para o setor de compras da sua empresa.