
Transit Time x Lead Time: Entenda a diferença
A gestão de tempo dos processos é essencial para a logística das empresas, pois permite que os gestores planejem e organizem as atividades de forma a maximizar a produtividade e reduzir os custos. E, para ser bem-sucedido, é fundamental entender o conceito de medidores como o transit time e o lead time.
Com esse conhecimento atualizado e um trabalho voltado para a otimização, é possível melhorar etapas importantes dentro da logística, como armazenamento e distribuição de produtos.
Para você entender melhor os conceitos e as diferenças de transit time e lead time, preparemos este artigo completo sobre o assunto. Confira.
Boa leitura!
O que é o Transit time?
Como o próprio nome sugere, o Transit time se refere ao período em que a mercadoria está em trânsito de forma física do ponto A para o ponto B. Ou seja, um produto que sai da sua empresa para ser entregue ao cliente final está em transit time.
Entre outros pontos, a medição do transit time é importante para entender se a sua empresa, ou o parceiro transportador, está sendo eficiente na etapa de entrega. Além disso, uma vez que o transit time pode variar de acordo com o método de envio, o local de entrega e outros fatores, ele ajuda para que a sua empresa forneça uma estimativa do tempo de trânsito antes da finalização da compra do cliente.
O que é o lead time?
Já o lead time é o tempo de ciclo, o período entre o início de um processo até a sua conclusão. O lead time não se refere apenas à movimentação prática da mercadoria, mas sim a todos os micro processos que envolvem uma operação. É como se utilizássemos uma régua que permite medir o tempo entre diversos processos.
Por exemplo, se um projeto for iniciado em 1 de janeiro e terminar em 31 de dezembro, o seu lead time será de um ano.
Quais as diferenças entre o lead time e o transit time?
Como explicado nos tópicos anteriores, os dois conceitos são bem diferentes. Enquanto o lead time é o tempo que leva para que um produto seja fabricado e esteja pronto para o envio, o transit time é o tempo que leva para que o produto seja deslocado de um local para outro.
Além disso, podemos citar outros pontos de diferença:
- O lead time pode ser afetado por fatores internos, como a eficiência da linha de produção, enquanto o transit time é afetado por fatores externos, como o clima e o tráfego;
- O lead time é calculado a partir da data de pedido, enquanto o transit time é calculado a partir da data de envio;
- O lead time pode ser reduzido com o uso de métodos de fabricação mais eficientes, enquanto o transit time pode ser melhorado, por exemplo, pela contratação de um transportadora com maior know how.
Como diminuir o lead time?
Como o lead time é o tempo que a sua equipe leva para completar um processo logístico do início ao fim, é vital que ele seja melhorado cada vez mais. Afinal, uma maior eficiência nesse sentido influencia até mesmo no transit time.
Então, vale a pena seguir algumas dicas para diminuir o lead time e otimizar a sua operação logística:
Reduza o tempo de preparação: diminua o tempo gasto em atividades como planejamento, organização e preparação de materiais.
Otimize o tempo de execução: desenvolva os processos de forma mais eficiente, utilizando, se possível, menos tempo, mão de obra e recursos.
Melhore o controle dos processos: monitore o progresso das tarefas e tome medidas para garantir que elas sejam concluídas dentro do prazo.
Reduza o tempo de inatividade: mantenha os equipamentos e os colaboradores sempre em ação durante todo o processo, evitando paradas desnecessárias.
Diminua a taxa de retrabalho: minimize o tempo gasto em tarefas de correção, como a reclassificação de produtos ou a recontagem de itens no estoque.
Trabalhe para solucionar os gargalos: analise quais tarefas se tornaram um gargalo na preparação de cada etapa, por exemplo, a separação dos produtos antes da embalagem e distribuição, e as otimize pontualmente.
Enfim, além de todas essas dicas, é importante ter em mente que um serviço de transporte eficiente e que esteja dentro da expectativa dos seus clientes é fundamental para melhorar tanto o transport time quanto o lead time. E, logicamente, otimizando as duas métricas a sua empresa só tem a ganhar.
Gostou do artigo? Continue no nosso blog e entenda agora a importância da liderança positiva para a logística da sua empresa.