Conheça agora as vantagens e desvantagens do outsourcing

Ao longo dos anos, o mercado vem desenvolvendo ideias que melhorem os resultados das empresas e diminuam os custos de produção ao mesmo tempo. Uma das alternativas mais bem-sucedidas nesse sentido foi o outsourcing.

Adotada cada vez mais por negócios de diferentes setores, a estratégia permite que os gestores otimizem seus serviços principais sem precisar preterir as atividades que são vistas como secundárias — ainda que essenciais. E tudo isso sem onerar as contas.

Quer entender como funciona o outsourcing e quais as vantagens reais dessa estratégia? Continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto. Boa leitura!

O que é o outsourcing?

Em tradução livre, podemos entender o outsourcing como “fonte externa”. Ainda que soe incomum à primeira vista, essa tradução deixa bem clara a essência da estratégia.

O outsourcing é a utilização de uma fonte de trabalho externa para desenvolver atividades que fogem dos temas centrais da empresa. O objetivo é, basicamente, o que foi abordado na introdução: permitir o aperfeiçoamento dos principais serviços sem diminuir a produtividade das atividades secundárias.

É como uma terceirização. Mas, aqui, é algo pontual. No outsourcing você contrata um especialista para realizar o que o seu corpo efetivo não consegue desenvolver com maestria — por mais qualificado que ele seja.

Por exemplo, digamos você é um produtor de alimento — sucos, sobremesas, biscoitos, entre outros. A sua empresa vai muito bem a termos de produção e consegue repassar a mercadoria para uma quantidade limitada de revendedores.

No entanto, há um plano de expansão de vendas para mercados de meio porte. Os lucros serão maiores, mas o trabalho também — praticamente triplicará ambos. No entanto, a sua empresa não conta com veículos suficientes e nem com a expertise para uma logística mais abrangente. É aí que você adota o outsourcing.

Para garantir que todos os novos clientes sejam atendidos, você contrata uma parceira logística para realizar as entregas. Enquanto isso, os gestores internos voltam à atenção para a fabricação — que será maior devido ao novo projeto.

Quais as principais atividades cobertas pelo outsourcing?

No exemplo acima citamos a logística, mas a verdade é que o outsourcing pode ser implementado em uma quantidade quase infinita de atividades. Existem empresas que adotam a estratégia para instalação e manutenção de máquinas de café.

Tudo depende da sua necessidade e do quanto uma fonte externa fará diferença para a estabilidade e para o crescimento da sua empresa. Aqui no Brasil, entre as atividades mais contempladas pelo outsourcing estão:

  • call center (SAC, prospecção de clientes etc.);
  • maquinário de informática;
  • setor de Limpeza;
  • salas de reunião;
  • contabilidade;
  • setor jurídico;
  • logística.

Quais as vantagens do outsourcing?

Entendeu como funciona o outsourcing, mas ainda tem dúvidas sobre os benefícios? Então, confira algumas das vantagens da implementação da estratégia.

Equipe mais bem preparada

Toda empresa escolhe os melhores profissionais para desenvolver os seus principais serviços. Até mesmo naquelas áreas consideradas secundárias, a ideia é reunir colaboradores que realmente entendam do assunto.

O grande dilema acontece quando há necessidade de expansão ou atualização em determinadas atividades. Com isso, há o risco de você não ser bem-sucedido nas novas contratações.

Com o outsourcing não é preciso ficar preso a esse questionamento. Ao invés de se dedicar a esse único ponto, você pode continuar desenvolvendo as atividades centrais e confiar as novas funções a uma equipe certificadamente qualificada.

Inovação e tecnologia

Para que uma empresa ofereça serviços de outsourcing, ela não deve só contar com profissionais qualificados, também precisa abraçar a inovação e a tecnologia a fim de se manter atualizada com as principais ideias do mercado.

Ao optar pelo outsourcing, o seu negócio passa a ter à disposição todo esse poderio tecnológico. Ideias e ferramentas utilizadas para o fortalecimento e crescimento da sua empresa. E quanto mais o contato com esse tipo de inovação, maior o aprendizado — que permeará mesmo após o outsourcing.

Custos reduzidos

Quando falamos sobre redução de custos e aumento de produtividade não foi à toa. O outsourcing é uma das poucas estratégias que alcança esse objetivo mútuo, com maestria.

Voltemos ao exemplo em que você necessita contratar novos profissionais para uma expansão ou melhoria pontual da sua empresa. Não é preciso dizer que os custos para seleção, contratação e seleção são altíssimos. E ainda assim, não há garantias de que a mão de obra corresponda às expectativas.

No outsourcing você exclui todos esses gastos, pois, ao contratar uma empresa especializada, ela fica responsável por todas as obrigações. Você reduz os custos e aumenta as chances de sucesso da nova empreitada.

Quais as desvantagens do outsourcing?

Se implementado corretamente, é muito baixa a probabilidade de o outsourcing não trazer os resultados pretendidos. A estratégia praticamente não oferece desvantagens. Todavia, como nada é perfeito, é preciso ficar atento a uma situação em questão:

Falta de padronização inicial

Por mais que a equipe do outsourcing seja bem preparada, ainda se trata de profissionais que não conhecem o dia a dia da sua empresa. No início, é preciso um pouco de atenção a fim de que garantir que o novo pessoal se familiarize com a rotina local da melhor maneira possível.

Claro, os profissionais do outsourcing chegam com novas ideias e conceitos sobre inovação, mas é preciso se policiar para que o choque de realidade não seja tão grande. Se houver necessidade de mudanças, elas devem acontecer de forma gradativa.

Enfim, com um planejamento bem construído, a estratégia de outsourcing pode transformar a sua empresa e qualificar os serviços de uma forma que não seria possível por meio de outras iniciativas. Faça uma análise interna e verifique quais pontos da sua empresa necessitam de uma especialização externa. Não fique para trás.