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Vendas no E-Commerce: Entenda a relação da tecnologia e experiência

Enquanto a maior parte dos setores do mercado sofreu com a pandemia do Coronavírus, as vendas no e-commerce apresentaram um crescimento considerável no ano de 2020. Segundo pesquisa da Worldpay from FIS, o setor aumentou o seu volume de negociações em quase 75%.

O mesmo estudo concluiu que em 2024, as vendas no e-commerce atingirão um faturamento próximo a 315 bilhões de reais. Números impressionantes, mas que, segundo especialistas, não podem ser interpretados de maneira equivocada.

Para os especialistas, o cenário favorável pode passar a impressão de que basta abrir um comércio virtual para vender altas quantias mensalmente. Um ledo engano. Segundo eles, bons números de vendas no e-commerce estão ligados à experiência que você entrega ao cliente e nas inovações disponibilizadas no dia a dia.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue lendo e saiba como a tecnologia e a experiência do cliente impactam nas vendas do seu e-commerce.

Boa leitura!

Por que sem trabalhar a experiência do cliente as vendas no e-commerce tendem a ser baixas?

Os números de vendas no e-commerce nos últimos anos são realmente impressionantes, não há como negar. Se em um passado recente as lojas virtuais eram vistas apenas como suporte para os estabelecimentos físicos, hoje elas já representam quase metade do lucro de muitas empresas.

No entanto, contar com um e-commerce não é garantia de aumento de venda. Afinal, o atual e cenário positivo não aconteceu de forma aleatória. Além de ser impulsionado pelas consequências impostas pela pandemia, como fechamento obrigatório das lojas físicas, o aumento das vendas no e-commerce foi fruto de um trabalho bem construído pelas empresas.

O customer experience (experiência do cliente) foi estrategicamente trabalhada nesse período, com as marcas investindo na melhoria de fatores que impactam diretamente na experiência dos consumidores, como logística, tecnologia, atendimento, entre outros.

Por exemplo, segundo o Procon, o atraso na entrega das mercadorias é a principal reclamação dos clientes em relação às lojas virtuais. As empresas que não trabalharam esse fator, certamente não conseguiram faturar bem neste período.

Por outro lado, aquelas que identificaram a dificuldade e trabalharam para garantir uma experiência completa para os seus clientes, sem dúvida, não só aumentaram o lucro, como também impulsionaram a taxa de fidelização de usuários.

Quais os pilares das vendas no e-commerce?

Para aumentar as vendas no e-commerce, você precisar trabalhar os 5 pilares que sustentam esse tipo de negócio, são eles: Tecnologia, Serviço de Atendimento, Pagamento, Logística, Marketing Digital. Todos devem funcionar dentro do mesmo padrão, do contrário, dificilmente a sua loja atingirá bons patamares. Vamos conhecê-los em detalhes.

Tecnologia

A relação da tecnologia com a experiência do cliente no e-commerce é bastante óbvia, afinal, sem um suporte adequado que coloque o site no ar e ofereça as funcionalidades necessárias, o usuário sequer conseguirá acessar a loja virtual.

Porém, para se destacar não adianta oferecer o básico. Manter o site estável é obrigação, você também precisa investir em soluções que facilitem a navegação e otimizem outras etapas importantes como separação de pedido e rastreio de mercadoria.

Serviço de Atendimento ao Consumidor

O que é um e-commerce sem um bom serviço de atendimento? Apenas um site aleatório, não é mesmo? É a interação que você oferece e a agilidade nas respostas que trazem a perspectiva do cliente em relação à sua loja virtual.

Diferentemente do que muitos podem pensar, o Serviço de Atendimento ao Consumidor deve ser o ponto alto de e-commerce, até mesmo para passar confiança e credibilidade ao consumidor no momento da compra.

Pagamento

Imagine passar por toda jornada de compra e, na hora do pagamento, você simplesmente não conseguir finalizar o processo. Por incrível que pareça, muitos clientes ainda passam por isso em algumas lojas virtuais. Justamente no momento mais importante para o e-commerce, a empresa não consegue facilitar a vida do consumidor.

É por isso que o “Pagamento” é um dos pilares de toda loja virtual e deve sempre estar em pauta para melhoria. É preciso ter em mente que esta etapa deve ser simples, estável e transparente.

Logística

A logística é o braço forte do e-commerce, pois sem ela é impossível realizar processos como compra, venda e distribuição. E, como vimos, ela também é capaz de resolver algumas das principais reclamações dos clientes de lojas virtuais, como atrasos e trocas dos produtos.

Nesse sentido, cabe a você garantir a participação de parceiros especialistas na execução das etapas logísticas. Coleta, troca, distribuição, embalagem, entre outros: toda operação precisa estar em alto padrão de qualidade.

Marketing Digital

Não é porque você tem uma loja na internet que surgirão clientes de forma mágica. Você precisa apresentar a sua marca e atrair um público qualificado para a sua loja. E, isso, é possível através do Marketing Digital.

O Marketing Digital é o trabalho de comunicação que você realiza para atrair e fidelizar clientes. Ações em redes sociais, sites, blogs, e-mails são algumas das iniciativas que o seu e-commerce tomará a partir do Marketing Digital para atração de público. Quanto maior o volume de visitas no site, maior tende a ser o número de vendas.

Enfim, considerando esses pilares e fazendo a sua parte para otimizá-los diariamente, a tendência é de crescimento nas vendas no e-commerce. O cenário é favorável, e você precisa fazer a sua parte para aproveitá-lo o máximo possível.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e conheça agora 3 tendência para o e-commerce no pós-pandemia.