automação logística

Automação Logística: Benefícios da digitalização na pandemia

As consequências da pandemia, como medidas sanitárias e isolamento social, não foram sentidas apenas no dia a dia da sociedade. Os setores corporativos também tiveram que se adaptar, criando ou acelerando ações nesse espaço de tempo como foi o caso da automação logística.

O movimento de automação logística não se iniciou na pandemia, mas certamente foi acelerado por causa dela. Em razão do isolamento e do fechamento de muitas lojas físicas, a comunicação passou a ser basicamente de forma digital. Isso “obrigou” que os outros processos de uma operação logística também abraçasse o digital.

Mas, o que é realmente uma automação logística? Quais seus benefícios? E quais soluções foram criadas ou fortalecidas durante a pandemia? Para saber mais, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é automação logística?

A logística em si sempre foi um setor bastante adapto à inovação. Em razão dos grandes volumes a serem manuseados, sempre foi necessária a criação de ferramentas que pudessem fazer o trabalho mais pesado.

Porém, a automação logística não é simplesmente a aquisição de equipamentos para carregar e descarregar caminhões. O conceito de automação está muito ligado ao uso da tecnologia a fim de agregar valor real ao dia a dia de uma empresa, trazendo otimizações que não seriam possíveis de outra forma, por exemplo:

  • comunicação mais qualificada durante o deslocamento dos veículos;
  • minimização dos erros na separação de mercadorias;
  • facilidades na realização de inventários;
  • controle de estoques automatizado.

Quais os benefícios da automação logística?

Duas das principais reclamações dos clientes em relação à logística das empresas são a comunicação defasada e o atraso nas entregas. Dois fatores que constantemente aparecem no topo de órgãos de proteção ao cliente como o Procon.

Por sua vez, a automação logística ajuda a resolver ou minimizar ambas as situações. Com um sistema de gestão, por exemplo, você consegue controlar toda entrada e saída de mercadorias e agilizar todo o processo de separação até o envio da mercadoria.

Já com um sistema de rastreio e aplicativos de comunicação você consegue saber exatamente onde o veículo de transporta se encontra e repassar as informações em tempo real ao cliente.

Ou seja, além de aperfeiçoar fatores-chave da sua logística, a automação ainda é capaz de melhorar a satisfação do seu cliente. Em médio prazo, você aumenta a credibilidade da sua empresa e atrai novos consumidores.

Quais soluções já são utilizadas no dia a dia?

Para entender ainda mais os benefícios da automação logística, nada melhor que conhecer algumas soluções que já são utilizadas atualmente.

Sistema de gestão

Podemos dizer que o sistema de gestão é o grande símbolo da transformação digital. Pois, a partir desta única ferramenta, você consegue controlar diferentes processos dentro do setor logístico. Entradas, saídas, volumes, vencimentos, entre outros: com o sistema de gestão o seu gerenciamento se torna muito mais fácil.

Equipamentos de Rastreio

Surpresas indesejadas ou tomadas de decisão por “pura intuição” não cabem mais na logística moderna. E graças a tecnologias como o rastreamento de mercadoria você não precisa mais ficar no passado. Com esse importante recurso a sua empresa sempre saberá onde se encontra a mercadoria e poderá trabalhar em cima de informações repassadas em tempo real.

Leitura digital

Imagine quanto tempo se perdia quando a conferência das mercadorias era feita pela leitura das notas fiscais e análise presencial? Não à toa muitos pedidos eram enviados e entregues atrasados. Com a leitura digital tudo é otimizado, pois a conferência é realizada a partir de leitores de código de barras ou QR code.

Aplicativos de comunicação

Além da tecnologia de rastreio, uma solução que fez muita diferença para a logística durante a pandemia foram os aplicativos de comunicação. Softwares instalados diretamente nos celulares que servem tanto para a comunicação entre empresa e cliente quanto para motorista e empresa. Uma forma prática e eficiente de manter todas as partes atualizadas.

Enfim, o salto em automação logística durante a pandemia foi muito grande, e isso com certeza trará mais qualidade e competitividade para o setor. Porém, é importante ficar atento, pois não basta que a sua empresa adote as novas soluções, parceiros como transportadoras e fornecedores devem seguir o mesmo padrão inovador. Afinal, os clientes sempre esperam o melhor em todas as etapas.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora como preparar a sua logística para datas comemorativas.