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Dia dos Namorados: Acelere suas vendas

Ainda que na grande mídia o Dia dos Namorados não receba tanto destaque quanto outros eventos do ano, como Natal e Ano Novo, para o Varejo, a data está no top 5 de importância em razão do volume de vendas.

Ficando atrás do próprio Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados rivaliza com a “Black Friday” em relevância para os empreendedores. Um cenário que só o reforça o quanto é preciso um trabalho mais bem desenvolvido para que a data seja um impulsionador no meio do ano para as empresas.

Pensando nisso, criamos este artigo para falar sobre a importância do Dia dos Namorados e trazer dicas de como você pode melhorar as suas vendas durante a data do mês de junho. Confira.

Boa leitura!

Qual a importância do Dia dos Namorados para o Varejo?

Como dito na introdução, o Dia dos Namorados é uma das datas que fazem o comércio “bombar” ano a ano. Em 2021, por exemplo, somente no comércio virtual, a comemoração apresentou um crescimento de 292,6% em receita, segundo o levantamento da especialista em pesquisa e-Bit.

O estudo ainda mostrou que apenas as transações com o cartão de crédito renderam para o comércio mais de R$ 3,3 bilhões em faturamento, o que representou um salto de 28% em relação ao ano anterior.

Números que ficam ainda mais impressionantes se considerarmos que nos últimos dois anos o mundo estava tentando se recuperar de uma grande crise. Ou seja, a importância do Dia dos Namorados se mostrou muito maior do que diversos gestores poderiam imaginar.

Como acelerar as suas vendas no Dia dos Namorados?

Tendo a certeza sobre a relevância do Dia dos Namorados, o passo seguinte é garantir que os seus números correspondam a todo o cenário positivo. Mas, para isso, é preciso agir de melhor maneira inteligente, afinal, a data é um bom chamariz, mas sem um trabalho consistente dificilmente você conseguirá extrair bons resultados.

Confira as nossas dicas de como garantir boas vendas no Dia dos Namorados.

Invista em presentes e ações específicas para o Dia dos Namorados

Se a data é especial, os produtos também devem ser. Na verdade, você deve fazer com que eles sejam especiais, ainda que sejam itens vendidos o ano todo. Para isso, vale recorrer às estratégias de atração e promoção.

Por exemplo, invista em uma pesquisa junto aos clientes para entender quais produtos são os mais buscados no Dia dos Namorados. Diante do resultado, destaque os itens mais citados através campanhas promocionais, montagem de kits, descontos etc.

São mercadorias buscadas por clientes que querem agradar à pessoa amada, a sua preparação deve seguir a mesma lógica, transformando os produtos em itens românticos e essenciais para o momento.

Garanta um estoque que atenda à demanda

Falamos sobre a importância de trabalhar os produtos para a data, mas a verdade é que a estratégia só será possível se você estiver com um estoque que atenda à demanda para o Dia dos Namorados.

Como você viu, o volume de vendas que antecede à data é muito alto, por isso não dá para arriscar com um estoque que flerte com a incerteza. Embora essa seja uma dica básica, a sua relevância é tão grande que vale a pena fixá-la junto a gestores e colaboradores.

Pegue o seu histórico dos 3 anos anteriores, se reúna com a equipe de Compras e os fornecedores e faça um grande planejamento para o Dia dos Namorados. Entenda as dificuldades de cada um e trabalhe para que todas sejam superadas ou amenizadas, garantindo um resultado interessante para todos os envolvidos.

Trabalhe para oferecer uma experiência completa

Um erro comum de muitos gestores em datas de grande volume é focar apenas na venda e negligenciar outras etapas da jornada do cliente. Uma falha que pode custar os lucros dos próximos anos.

Lembre-se, os clientes hoje buscam muito mais que uma compra barata, eles querem experiência. E mesmo aqueles que não entendem bem esse conceito, fazem comparações entre as marcas e acabam escolhendo aquelas que vão além da venda.

Então, para não correr riscos, aqui, vale uma análise detalhada de cada etapa, por exemplo:

  • avalie se a equipe de Atendimento está preparada para a data;
  • certifique-se de que o seu parceiro transportador tenha know how para entregas e coletas durante dias de alta demanda;
  • verifique se o serviço de pós-venda precisa de ajustes ou investimentos.

Enfim, seguindo essas dicas você certamente conseguirá alcançar bons resultados no período do Dia dos Namorados. Lembre-se: a data é para que os apaixonados fiquem ainda mais felizes presenteando seus amados, a sua empresa deve garantir que tudo continue dessa forma.

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