logística supermercados

Gestão de Supermercados: Oportunidades na crise

Sem dúvida, a última crise sanitária atingiu todo o mundo e trouxe impactos negativos, em diferentes proporções, para todas as empresas. Porém, há um conceito no mundo corporativo que defende que toda crise também traz espaço para novas oportunidades. Partindo deste princípio, com uma boa gestão de supermercados, podemos afirmar que você pode conseguir novos resultados em um futuro próximo.

Além disso, verdade seja dita, o setor de supermercados não sofreu da mesma forma do que segmentos como Turismo, Eventos Culturais, entre outros. Sendo assim, a chance de sucesso a partir de pequenas mudanças é muito maior.

Mas, o que mudar para aproveitar as oportunidades neste pós-crise? É exatamente isso que mostraremos a seguir. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Logística mais eficiente e alinhada à gestão de supermercados

A logística é um dos pilares fortes da gestão de supermercados, influenciando diretamente na lucratividade, conquista e fidelização de clientes. Uma logística otimizada consegue agregar valor aos serviços e produtos do seu supermercado e manter em alta a credibilidade da marca.

Diante disso, nada melhor do que aproveitar o pós-crise para alinhar ainda mais a logística com a gestão do seu supermercado, trabalhando um conjunto de estratégias e ações que gerenciem os recebimentos e entregas de produto, buscando realizar os processos de forma cada vez mais rápida e econômica.

Essa mudança também deve incluir uma análise dos parceiros, avaliando se as transportadoras e fornecedores atuais, por exemplo, são capazes de corresponder a um novo padrão de qualidade buscado por sua empresa.

Marketing e presença em redes sociais

Se tem um ponto que a última crise comprovou ao mundo corporativo é de que o futuro está no digital. Muitas empresas simplesmente não quebraram porque tinham se preparado antecipadamente para funcionar exclusivamente de maneira digital.

Porém, o principal ensinamento que fica é que você não precisa esperar o momento mais difícil para fazer essa transformação no seu supermercado.

Mas é claro que nada acontece por mágica. É preciso sim uma forte presença nas redes sociais e demais plataformas, mas isso deve ser feito através de uma estratégia de marketing bem elaborada e gerenciada por especialistas. Quanto mais eficiência neste ponto, maior também tende a ser o alcance do seu supermercado.

Utilização de aplicativos mobile

Continuando na revolução tecnológica impulsionada pela crise sanitária, chegamos aos aplicativos mobile. Ferramentas hoje mais comuns do que, por exemplo, assistir televisão diariamente.

As pessoas hoje utilizam aplicativos mobile para realizar diferentes atividades, das mais triviais até as mais importantes. E a gestão de supermercados não pode ficar dessa nova realidade.

A melhor parte é que os APPs podem ser implementados em diferentes frentes. É possível adotá-los para o gerenciamento das equipes, tornando possível a gestão à distância, bem como para facilitar a comunicação com os clientes. A sua empresa pode disponibilizar softwares para contato e, também, para a realização de compras on-line. Afinal, foi se o tempo em que o cliente precisa se deslocar até a loja para comprar alguma coisa.

Aplicação de boas práticas de higiene para supermercados

A pauta sobre limpeza e higiene está em voga no mundo corporativo, e provavelmente se manterá assim por um bom tempo. Nesse sentido, cabe a você trabalhar para que esse tópico seja bem desenvolvido no seu supermercado e represente até mesmo uma vantagem competitiva.

Isso pode ser feito a partir da definição e aplicação de boas práticas de higiene para supermercados: processos que detalham ações a serem adotados por todas as equipes no intuito de assegurar a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação.

Alguns exemplos dessas práticas são:

  • higienização dos equipamentos antes e depois do uso;
  • atenção redobrada durante o preparo de alimentos;
  • manutenção de um ambiente seguro e arejado;
  • parcerias alinhadas com o padrão da empresa.

É importante reforçar que além de ser um ponto fundamental para a segurança e a credibilidade da empresa, a aplicação de boas práticas de higiene também é um cumprimento da Resolução RDC 216/2004 da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Treinamento dos colaboradores para acompanhar as transformações

Todas as dicas apresentadas até aqui são importantes para você desenvolver uma ótima gestão de supermercados e aproveitar as oportunidades que se apresentarão no setor. No entanto, sem uma equipe preparada e atualizada, será muito difícil colocar o planejamento em prática.

Afinal, são os colaboradores que trabalham em cada uma das frentes que o seu supermercado precisa para se tornar cada vez mais forte.

É mais do que necessário investir em treinamento e atualizações para todas as equipes. Treinamentos diversos, que vão desde como seguir manuais de limpeza e higiene, passando pelas formas de como usar as redes sociais, até a negociação de novos contratos com transportadoras e fornecedores.

Enfim, essas são algumas das dicas que podem ajudar você a desenvolver uma boa gestão de supermercados no período pós-crise. Tenha sempre em mente que novas oportunidades certamente surgirão, mas você precisa estar preparado para aproveitá-las da melhor maneira possível.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora como aplicar logística com propósito em 2022