dia dos pais comércio

Dia dos Pais: Organize a sua logística

Para o Comércio e Varejo, o Dia dos Pais tem se aproximado cada vez mais de outras datas importantes em termos de vendas, como o Dia das Mães, Natal etc. A cada ano o faturamento só cresce e a tendência é de melhora.

Porém, ao mesmo tempo em que crescem os números de transações, também cresce a responsabilidade das empresas em entregar uma boa experiência de compra para os seus clientes. E é neste ponto que a logística entra com um papel fundamental.

Afinal, é por meio da organização logística que você conseguirá, por exemplo, manter o estoque correspondente à demanda, bem como um serviço de entrega que atenda aos prazos.

Para ajudar você nessa importante missão, preparamos este artigo com ótimas dicas de como preparar a sua logística para ser bem-sucedido no Dia dos Pais. Confira.

Boa leitura!

Por que se atentar ao Dia dos Pais?

Segundo uma pesquisa da Neotrust, o Dia do Pais de 2021 movimentou mais de R$ 6,2 bilhões, uma alta de 15,9% em comparação a mesma data comemorativa de 2020. Ou seja, o valor do ticket médio vem aumentando ano a ano.

Se formos considerar que em 2021 o mundo todo estava em quarentena, esses números são ainda mais impressionantes. Agora, em 2022, com o comércio liberado e as pessoas podendo circular normalmente, a tendência é de um Dia dos Pais ainda mais lucrativo.

Mais do que nunca, é hora de a sua empresa focar na data e faturar alto. É claro que para isso você precisa se atentar aos pontos de gargalos e solucioná-los para evitar surpresas desagradáveis no momento crucial das transações.

Como preparar a logística da sua empresa para o Dia dos Pais?

A logística para o Dia dos Pais deve ser planejada com antecedência para garantir que a entrega das encomendas seja feita a tempo. É importante considerar o volume de pedidos esperados e organizar a equipe de entrega de acordo. Confira algumas dicas em detalhes.

Organize as equipes e processos

O primeiro ponto para garantir uma logística eficiente para o Dia dos Pais é nivelar a qualidade do serviço de todas as equipes envolvidas na operação. Equipes internas, externas, setor de Compras, estoque, fornecedores e transportadoras: todos devem estar alinhados e cientes do planejamento macro para a data.

Assegure um estoque compatível à data

Sem produto, não há venda. Isso é um fato. Por isso, é dever do gestor de logística garantir que o estoque para o Dia dos Pais esteja compatível com as projeções de venda. É claro que esse trabalho de negociações e compras deve ser feito meses antes a fim de evitar surpresas ou gastos emergenciais.

Faça avaliações internas e crie planos de contingência

Para garantir que os processos da sua empresa estejam funcionando corretamente vale a pena incluir no planejamento testes e revisões de todos os processos. Faça análises de áreas e equipes e específicas e trabalhe para otimizar os pontos fracos identificados.

Além disso, você deve criar um plano de contingência para lidar com imprevistos. Ou seja, ações que cada equipe deve fazer em casos como:

  • atrasos no fornecimento de produtos;
  • dificuldades de comunicação interna;
  • problemas de entrega.

Assegure o rastreamento das mercadorias

Um ponto muito importante para o sucesso da logística no Dia do Pais é o rastreamento das mercadorias. O seu parceiro transportador precisa contar com esse diferencial para trazer a tranquilidade em relação às coletas e entregas.

Isso também será crucial na comunicação com o seu cliente. Afinal, ao ser munido de informações atualizadas, você pode avisá-lo com antecedência sobre eventuais alterações de prazos ou processos. Com uma comunicação fluida a experiência tende a ser melhor.

Prepare as equipes de produção e atendimento

O aumento dos processos em razão do Dia do Pais pode sobrecarregar as equipes atuais. Por isso, é importante avaliar se não será preciso um crescimento no quadro de funcionários ou mesmo uma adaptação nos horários de trabalho.

Independentemente disso, é fundamental preparar as equipes para lidar com os clientes e parceiros durante todo o mês dos pais. Isso inclui fornecer orientações sobre como lidar com perguntas e solicitações, bem como orientações sobre o comportamento esperado.

Além disso, os colaboradores precisam estar cientes das políticas da sua empresa, entre elas, políticas de estoque, entrega e atendimento ao cliente.

Enfim, esperamos que essas dicas ajudem você a trabalhar uma logística eficiente e alcançar ótimos resultados no Dia dos Pais. Mas, é importante lembrar: a experiência do cliente não termina no recebimento do produto. É necessário manter a comunicação e trabalhar o pós-venda.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora como aplicar boas práticas logísticas em supermercados e atacadistas.