Dicas de Negociação para o Setor Logístico

A habilidade de conduzir corretamente uma negociação é importante para empresas de qualquer setor. Porém, em áreas como logísticas, em que os custos fixos costumam ser altos, esse é um diferencial ainda mais relevante.

Seja em uma negociação com clientes, com fornecedores ou parceiros, a capacidade de gerenciar o diálogo e fechar um acordo interessante para ambas a parte possibilita a conquista de um cenário mais equilibrado para o negócio, além de trazer novas oportunidades.

Mas como conduzir uma negociação no setor logístico e tornar a sua empresa cada vez mais competitiva? Para responder essa pergunta, preparamos este artigo para você com algumas dicas e técnicas de negociação. Continue com a gente e confira!

Conheça bem o seu setor de atuação

Um dos segredos para uma negociação de sucesso é ter o domínio sobre o assunto discutido. Ou seja, se a pauta tratada diz respeito ao setor logístico, então você deve ter pleno conhecimento sobre a área.

Essa é uma dica ainda mais importante hoje em dia. Com a internet e o acesso fácil à informação, até mesmo um cliente pode “conhecer” alguns pontos a fim de apresentar durante a negociação.

Não vale a pena arriscar. É claro que, como profissional da área, você domina questões técnicas e corriqueiras. Mas é necessário ir além e pesquisar fatores como:

  • preços trabalhados pela concorrência;
  • realidade do mercado atual;
  • dificuldades logísticas.

Sem esse preparo é possível que você se perca em algum momento, permitindo que a outra parte se imponha na tratativa. E o pior que pode acontecer em uma reunião é você não ter argumentos para contrapor as informações apresentadas.

Defina os seus objetivos para a negociação

Além de uma preparação prévia sobre o seu setor, é imperativo que você só inicie uma negociação tendo os objetivos estabelecidos. Afinal, definir as suas metas no decorrer da conversa não parece a melhor ideia para qualquer estratégia.

É preciso trabalhar em um plano para ser posto em prática, se preparando melhor para encarar diferentes cenários durante a negociação e ainda sim alcançar os objetivos em cada um deles.

Essa preparação prévia também ajuda no controle do diálogo. Se você tem as metas definidas, dificilmente se equivocará nas escolhas.

Mantenha um diálogo bilateral

Em uma negociação é importante que o diálogo flua da melhor maneira possível. O setor logístico é complexo, por isso um fechamento de acordo pode ser difícil. Sendo assim, quanto mais às duas partes conversarem, melhor para todos.

Além disso, um diálogo bilateral demonstra profissionalismo e respeito por parte da sua empresa. Embora seja importante que você mantenha o controle do diálogo, a outra parte precisa ter a certeza de que suas colocações estão sendo ouvidas.

Um clima mais saudável propicia um fechamento de acordo interessante para todos os envolvidos. Em uma negociação com fornecedor, por exemplo, há maior possibilidade de a sua empresa conseguir preços reduzidos e melhores prazos.

Priorize a realização da negociação

Quanto mais você seguir à risca o planejamento, maiores serão as chances de sucesso. Priorizar a negociação é fundamental. Nunca deixe o encontro para a última hora, pois além de uma demonstração de deselegância, isso certamente atrapalhará a concretização dos objetivos.

O primeiro passo é agendar previamente a data e o horário da reunião. Além disso, certifique-se que a outra parte tenha confirmado o agendamento, evitando desencontros em cima da hora.

Com isso feito, é o momento de se preparar obtendo as informações e dados pertinentes a ser debatidos. Não deixe para fazer isso muito próximo a negociação, pois você corre o risco de não ter tempo hábil para estudar tudo o que for necessário.

Por fim, em qualquer situação a sua pontualidade é essencial. Porém, se a negociação for com um cliente, para acertar os detalhes de uma contratação ou mesmo uma resolução de problema, garanta que nada impeça a realização do encontro no horário agendado.

A verdade é que perder a credibilidade com o consumidor em uma época de redes sociais é como caminhar a passos largos para o insucesso. Não corra esse risco.

Mantenha um alinhamento na negociação

Como dito, a área logística não é simples de se gerenciar. Com grande importância dentro das empresas, o setor tem participação efetiva na lucratividade de um negócio.

Nesse sentido, é sempre interessante prezar por negociações por parceiros que estejam alinhados com a visão da sua empresa. Ainda que seja um cliente, você pode educá-lo por meio de informações e conhecimentos válidos.

No que tange os parceiros, como transportadoras e fornecedores, é importante conhecê-los antes de iniciar uma conversa mais aprofundada. Além de poupar o tempo de ambas as partes, esse trabalho ajudará no fechamento de acordos mais eficazes.

Enfim, essas foram as nossas dicas para obter uma negociação de sucesso no setor logístico. É claro que antes de dar qualquer pontapé inicial, você deve conhecer a realidade da sua empresa e a situação do mercado, garantindo que os acordos respeitem a cultura da sua empresa e tragam em um crescimento real.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Escreva um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *