guerra ucrania

Guerra da Rússia x Ucrânia: Impactos na Logística

Depois da pandemia do Coronavírus, muitos acreditaram que demoraria um tempo para que o mundo tivesse que enfrentar uma nova grande crise. Porém, o início da Guerra da Rússia x Ucrânia mostrou que a situação ainda pode ficar bastante complicada.

Em relação à logística especificamente, os impactos da guerra podem ser iguais ou até maiores do que no período da pandemia. Por causa do aumento do combustível em razão da guerra, toda cadeia logística acaba sofrendo complicações. E isso pode ser só o começo.

Para explicar melhor os impactos da Guerra da Rússia x Ucrânia na logística, preparamos este artigo abordando pontos importantes sobre o assunto. Confira.

Boa leitura!

Panorama da guerra da Rússia x Ucrânia na logística mundial e brasileira

A guerra da Rússia x Ucrânia começou em 24 de fevereiro de 2022 e não demorou muito para que a logística mundial começasse a sentir os impactos do conflito.

A primeira grande mudança se deu na exportação de mercadorias, com grandes empresas de transporte marítimo suspendendo suas operações para portos da Rússia e da Ucrânia. Isso culminou na paralisação de alguns processos e no abarrotamento de outros portos próximos aos dois países.

No Brasil, por exemplo, dois dos cinco produtos mais exportados para a Rússia tiveram uma queda brusca na movimentação com mais de uma semana após o início do conflito: cargas de frango e contêineres de amendoim.

Além disso, as exportações logísticas no Brasil estão sendo afetadas pela posição de multinacionais que atuam com filiais no nosso país. É o caso, por exemplo, da Mercedes-Benz, que deixou de produzir motores para veículos pesados que eram vendidos aos russos e orientou à filial brasileira a seguir a mesma restrição.

Quais impactos ainda estão por vir com a Guerra da Rússia x Ucrânia na logística?

Com a incerteza sobre o final da guerra da Rússia x Ucrânia é possível avaliar que alguns outros impactos ainda estão por vir para a logística mundial. Na verdade, ainda que o final do conflito esteja próximo, algumas consequências certamente ainda afetarão países e empresas de qualquer forma.

Vamos entender quais impactos ainda podem vir resultantes da guerra.

Mais aumento no valor do combustível

Uma consequência que apareceu desde o início do conflito foi o aumento do preço do barril do petróleo. Com a Rússia sendo um dos maiores produtores de petróleo do mundo e sofrendo sanções de diversos países, a demanda pela commodity aumentou e, consequentemente, o seu preço.

A tendência é que, infelizmente, esse preço continue subindo em médio prazo, com o Brasil ainda tendo um agravante por causa da inflação. Em outras palavras, caminhoneiros e empresas tendem a encarar preços altos nas bombas de combustível por algum tempo.

Aumento do valor do frete

O aumento indiscriminado do combustível age como um grande efeito cascata dentro da logística, provocando consequências que impactam em diversos fatores, entre eles, o valor do frete.

Em outras palavras, a tendência em curto prazo é a oneração dos fretes pelo país. Afinal, como não é possível utilizar os veículos sem combustível, o gasto elevado acaba sendo repassado para o cliente final.

Para empresas que não podem ficar sem seus serviços logísticos, a melhor saída é contar com transportadoras especializadas e com maior estrutura, que conseguem dissipar o aumento de combustível de forma mais equilibrada.

Aumento no preço dos pneus

Além dos combustíveis, outro aumento recente que impactou o setor logístico foi o do preço de pneus. Em razão do desabastecimento que já vinha ocorrendo no período da pandemia, muitos profissionais e empresas tiveram que encarar um crescimento considerável na reposição da peça.

Agora, com todas as consequências que a guerra no leste europeu está trazendo ao mundo, dificilmente o valor dos pneus terá uma diminuição em curto prazo. Muito pelo contrário. É esperado que os preços continuem em uma crescente pelos próximos meses.

Enfim, além de todo prejuízo humanitário que qualquer conflito traz, a guerra da Rússia x Ucrânia ainda pode representar uma grande mudança nas operações logísticas de todo o mundo. Como vimos ao longo do texto, mesmo o Brasil estando bem longe do local do conflito, os impactos já estão interferindo cada vez mais na rotina de empresas, clientes e sociedade em geral.

Gostou do artigo? Continue no nosso blog e saiba agora como economizar combustível no dia a dia da sua empresa.