inovações e tendências logistica 2021

Inovação Logística: Tendências e novas soluções do setor

Em 2021, provavelmente, os problemas de infraestrutura de transporte no país ainda não serão resolvidos. Porém, isso não significa que o setor não evoluirá significativamente. A inovação logística para os próximos meses se concentrará na tecnologia e em ideias inteligentes.

A transformação no setor é um processo inerente à nossa realidade. E quanto mais a tecnologia evolui, maior é o número de soluções e ideias que surgem para a logística. Elas são importantíssimas para que as empresas cresçam, superem as dificuldades ainda existentes em termos de infraestrutura e entreguem serviços de qualidade para os clientes.

Por isso, para que a sua empresa continue em alta neste novo ano, preparamos este artigo com as principais tendências e ideias da inovação logística de 2021. Continue lendo e confira.

Boa leitura!

Inovação logística 2021: rastreamento de navios

O rastreamento de caminhões hoje não é mais nenhuma novidade. O diferencial já é oferecido por inúmeras empresas logísticas, sendo um dos fatores irrevogáveis de compra para vários clientes.

A grande questão é o acompanhamento da mercadoria quando ela precisa atravessar o oceano. Manter o cliente atualizado durante essa transição ainda se mostra um grande desafio. Mas isso pode mudar em 2021.

Uma empresa europeia, que tem presença no mundo todo, criou uma plataforma para que esse rastreamento seja possível. Além de fazer o acompanhamento quando a operação está acontecendo, o software permite que clientes realizem cotações de fretes por navio a fim de encontrarem o melhor preço.

Inovação logística 2021: entregas de última milha

Em razão de infraestruturas obsoletas, muitas cidades já não conseguem comportar o volume de veículos que circulam diariamente em suas ruas e avenidas. E por apresentarem um tamanho extenso, caminhões de entrega têm ainda mais dificuldade para trafegar livremente.

Esse cenário é uma das razões para que algumas entregas atrasem justamente na “última milha”, feito dentro das cidades, próximas ao consumidor final.

A cada ano as empresas vêm se preparando para resolver esse ponto em questão. Em 2021 a tendência é que esse trabalho seja ainda mais bem-sucedido, com os gestores logísticos investindo mais em veículos pequenos ou utilizando aplicativos que focam justamente na resolução da entrega de última milha.

Inovação logística 2021: ponto de coleta

Outro desafio que tende a ser superado em 2021, e que sempre trouxe muita dor de cabeça para empresas de transporte, é a alta taxa de insucesso de entrega.

No novo ano, essa taxa pode ser resolvida com uma ideia simples e inovadora: a implementação de pontos de coleta em locais estratégicos. Uma ação que já existe e funciona atualmente, mas tende a ganhar força em 2021.

O intuito é espalhar pontos de retirada pela cidade, colocando as mercadorias em cofres inteligentes com câmeras de monitoramento, gavetas individuais e leitores QR code. Assim, a entrega fica à disposição do cliente, que pode acessá-la no momento mais conveniente. Alguns locais em que esses “cofres” podem ser implementados são:

  • Base das transportadoras;
  • Supermercados;
  • Shoppings.

Inovação logística 2021: parceria maior entre empresas e autônomos

Outro gargalo comum na logística nacional é a defasagem de caminhões em épocas de pico para o setor. Muitas vezes, empresas e transportadoras contam com frotas próprias, mas que ainda não são suficientes para atender o mercado em datas de maior apelo comercial.

Uma ótima inovação logística para resolver essa situação é maior aproximação entre empresas e caminhoneiros autônomos. Outra prática que também já é realidade, mas que tende a crescer em 2021.

Essa parceria pode acontecer, ou se fortalecer, tanto por iniciativa própria das empresas, oferecendo benefícios e condições diferenciadas para autônomos, quanto por meio de aplicativos que ligam o caminhoneiro ao embarcador.

Quem ganha com isso é o cliente, que difícil sofrerá com a falta de profissionais para realizar as entregas com mais rapidez e qualidade.

Inovação logística 2021: entrega com drones

Mesmo ainda soando como algo futurístico para algumas pessoas aqui no Brasil, a entrega por drones já se mostra corriqueira em cidades da Europa e Estados Unidos. Para nós, a inovação logística está justamente no fortalecimento da ideia em 2021.

Não que algumas empresas já não o façam aqui no país, a empresa MyView, por exemplo, já realiza delivery com robôs terrestres e drones. Mas o crescimento do mercado é uma tendência, e certamente muitos empreendedores nacionais abraçarão a ideia neste novo ano.

Enfim, a inovação logística estará a todo vapor em 2021, com soluções que podem ser utilizadas por empresas de todos os tamanhos. Independentemente da estratégia escolhida, o ideal é você sempre ficar atento às inovações, a fim de manter o padrão de qualidade dos seus serviços e também não perder nenhuma novidade do mercado.

Gostou do artigo? Então entenda mais sobre outra forte tendência logística: as mulheres no transporte de cargas.

Escreva um comentário