maio amarelo trânsito

Maio Amarelo: Atenção pela vida

Nascido com uma proposta de conscientização sobre os perigos da imprudência no trânsito, o Movimento Maio Amarelo se fortalece a cada ano e busca diminuir um dos problemas mais graves do Brasil atual: o alto índice de mortes e feridos nas estradas e rodovias.

Uma ação importantíssima, ainda mais se formos considerar os números mais recentes. Por exemplo, só em 2021, foram mais de 63.447 ocorrências registradas nas estradas do país, mil casos a mais que em 2020.

Para quem está diariamente no trânsito, como motoristas, caminhoneiros e passageiros, o cenário se torna ainda mais preocupante, pois há uma sensação de impotência em relação à solução do problema.

Em razão disso tudo, iniciativas como o Maio Amarelo são criadas para trazer mais conscientização por parte de todos os envolvidos e, em médio prazo, mudar essa realidade.

Continue lendo e entenda tudo sobre o Movimento Maio Amarelo.

Boa leitura!

O que é o maio amarelo?

Em 2011, mais precisamente no dia 11 de maio, a Organização das Nações Unidas (ONU) definiu a data como a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A partir disso, os países participantes da ONU tomaram o mês de maio como referência mundial para o balanço das ações relacionadas à diminuição da violência no trânsito.

Aqui no Brasil, aproveitando o movimento iniciado pelas Nações Unidas, o Poder Público e a sociedade civil se juntaram para criar o Maio Amarelo, uma campanha de conscientização que tem como objetivo tornar o trânsito mais seguro para todos os usuários.

Com o Maio Amarelo, espera-se maior discussão e seriedade sobre a pauta de segurança viária, bem como uma mobilização que envolve os mais variados segmentos, por exemplo:

  • órgãos de governos;
  • entidades de classe;
  • profissionais;
  • associações;
  • federações;
  • empresas.

Quais são as características do maio amarelo?

Assim como outras campanhas, o maio amarelo tem suas próprias características que reforçam o seu objetivo e tornam mais fácil o entendimento por outras pessoas. Confira abaixo.

Nome da campanha

A ideia de utilizar uma junção de “mês e cor” vem do sucesso de outros movimentos que adotam esse mesmo sistema, tais como, o Novembro azul e o Outubro rosa – que alertam sobre o câncer de próstata e mama, respectivamente.

Embora não fale sobre uma doença específica, o maio amarelo estimula à promoção de atividades voltadas ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro e fora do trânsito – não é uma doença, mas é um mal que assola a nossa sociedade.

Marca da campanha

O “maio amarelo” é simbolizado por um laço na cor amarelo, também seguindo a lógica de outras campanhas. Porém, o amarelo em questão é uma alusão à uma das cores do semáforo, justamente àquela que pede “atenção” aos motoristas.

Em outras palavras, a escolha proposital da fita amarela tem o intuito primordial de alertar para o fato de que a sociedade precisa tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia, incentivando assim cada cidadão a agir com mais segurança e responsabilidade, protegendo a sua própria vida e a das demais pessoas.

O trabalho da RDR para aumentar a segurança dos seus colaboradores no trânsito

Como dito ao longo do texto, o maio amarelo é uma campanha de conscientização, dessa forma, ela só se torna efetiva quando empresas, motoristas e demais usuários do trânsito seguem suas informações.

A RDR Soluções Logísticas entende isso e faz a sua parte para trazer mais segurança para os seus colaboradores que estão diariamente nas estradas e rodovias do país.

Esse cuidado pode ser comprovado até mesmo a partir dos tópicos 1, 2 e 5 do nosso Código de Conduta, que falam, respectivamente:

Padrão de conduta: conduzimos as nossas operações com intuito de manter e construir parcerias sólidas… se adequando às condições de mercado e as necessidades de nossos clientes, respeitando as leis, a vida e o meio ambiente

Cumprimento da Lei: todos os funcionários, colaboradores e parceiros estão obrigados a trabalhar em conformidade com as leis.

Saúde e Segurança: a empresa cumpre e determina aos seus funcionários toda e qualquer atendimento à legislação e às boas práticas de saúde e segurança. Utiliza dos programas PPRA- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e PCMSO- Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional para nortear suas ações.

Além disso, a RDR investe em ferramentas de rastreamento e comunicação para que os motoristas tenham um suporte contínuo durante os serviços de coleta e entrega de mercadorias.

Enfim, com o maio amarelo é possível fugir das falácias e discutir o tema sobre segurança no trânsito de maneira efetiva dentro da sua empresa. Lembre-se: sem a participação de todos, o movimento torna-se apenas uma ação decorativa. Então, engaje suas equipes, parceiros e clientes nesse importante tema.

Gostou do artigo? Então continue no nosso blog e saiba agora como aplicar a liderança positiva na logística da sua empresa.