
Transportadora para equipamentos eletrônicos: Como escolher?
Se você é o responsável pela parte logística da sua empresa, sabe o quanto a escolha da transportadora para equipamentos eletrônicos deve ser feita com muita cautela e assertividade. Afinal, não se trata apenas de um contrato, mas sim do cumprimento de uma etapa de grande importância para o seu negócio.
Além disso, em geral, os equipamentos eletrônicos são produtos de alto valor, figurando entre os mais desejados pelos brasileiros. Ou seja, ao fazer uma escolha equivocada em relação à transportadora, você está correndo grande risco de um prejuízo completo – tanto em termos materiais quanto na experiência do cliente.
Para ajudar você nesse momento de decisão, preparamos este artigo com dicas valiosas de como escolher a melhor transportadora para equipamentos eletrônicos para a sua empresa. Confira.
Boa leitura!
Avalie a estrutura da frota da transportadora para equipamentos eletrônicos
Como você deve saber, o principal risco na logística dos equipamentos eletrônicos acontece durante o transporte das mercadorias. Basicamente, é quando os produtos estão em movimento dentro dos veículos que muitos danos e avarias tendem acontecer.
Então, para diminuir as chances de contratempos e garantir o sucesso da operação, é importante, antes de fechar o contrato com a transportadora para equipamentos eletrônicos, analisar a estrutura da frota oferecida.
É uma questão lógica: empresas que trabalham com veículos defasados tendem a atrasar as entregas e trazer maior insegurança para as cargas. Sendo assim, dê preferência para parceiras que contem com veículos novos e estruturas adequadas para o transporte de mercadorias de alto valor.
Analise o conhecimento sobre embalagem da transportadora
A embalagem é o outro ponto que influencia diretamente no sucesso de uma operação logística de equipamentos eletrônicos. Afinal, o que adianta o produto ser entregue com amassados ou avarias?
Claro, provavelmente, a sua empresa ou fornecedor já realiza um trabalho inicial nesse sentido. Porém, como especialista na movimentação de cargas, a transportadora tem a expertise para envolver a mercadoria com o tipo de embalagem mais adequado.
Por exemplo, para um transporte seguro dos equipamentos, é necessário avaliar as dimensões da embalagem, analisando cuidadosamente o fato de que uma muito apertada pode ser tão prejudicial quanto uma embalagem folgada.
Se a equipe da transportadora não tiver o mínimo de conhecimento ou estrutura para aplicação dessas técnicas de embalagem, então nem deve ser considerada na sua lista de escolhas.
Analise os tipos de prazos oferecidos
Lembre-se: prazo é tudo quando falamos de entrega de mercadorias. Por isso, na hora de avaliar a sua nova transportadora de equipamentos eletrônicos, avalie o nível de prazo oferecido no contrato.
Mas, não caia em armadilhas na questão dos imprevistos. Sabemos que eles são possíveis e acontecem na logística, mas não podem ser justificativas para o atraso. Na verdade, os imprevistos já devem ser considerados na definição dos prazos.
Nesse sentido, se a transportadora não for capaz de definir prazos realistas, também não vale a pena abrir uma rodada de negociação. Mas, é sempre importante lembrar que o nível do prazo também está atrelado ao preço, então você precisa estar ciente antes de definir este quesito.
Considere uma transportadora para equipamentos eletrônicos com know how no mercado
Além das questões levantadas até aqui, um ponto fundamental na escolha da sua nova transportadora para equipamentos eletrônicos é o know how que a empresa apresenta no mercado.
Isso porque, além de estar preparada em termos de estrutura, uma parceira com know how tem experiência e histórico favoráveis na área de atuação. Ou seja, ela é capaz de comprovar os bons resultados que teve com clientes anteriores.
Fora isso, com uma transportadora com know how, você consegue:
Expertise: maior conhecimento sobre o que pode ou não pode fazer durante o transporte, mais segurança, suporte completo;
Mais agilidade: a transportadora consegue atender demandas diferentes e destinos variados, com entregas mais rápidas e ágeis, trazendo mais satisfação aos clientes.
Redução de custos: diminuição de gastos com manutenção, veículos ociosos, equipamentos e contratação de pessoal.
Enfim, com a escolha certa da transportadora para equipamentos eletrônicos, a sua operação logística tende a apresentar bons resultados e atender a demanda de seus parceiros e clientes. Por isso, analise as informações apresentadas e garanta o melhor serviço de transporte para os ativos da sua empresa.